A Galp e a Northvolt escolheram Setúbal como local para a instalação da fábrica de conversão de lítio da joint venture Aurora, que pretende ser a rampa de lançamento para o desenvolvimento de uma cadeia de valor integrada de baterias de lítio na Europa.
A fábrica, que será uma das maiores e mais sustentáveis da Europa, deverá ter uma capacidade de produção anual inicial entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio – um material essencial para a indústria de fabrico de baterias de ião-lítio, que deverá crescer significativamente até 2030.
Para alimentar o processo de conversão será utilizada energia verde, minimizando assim a dependência do gás natural como acontece na abordagem convencional.
"Esta unidade em Setúbal representa um marco para a Europa no caminho para a construção de um ecossistema completo de baterias no continente, ao mesmo tempo que demonstra uma abordagem sustentável ao processo de conversão do lítio", disse Paolo Cerruti, Co-Fundador e COO da Northvolt.
Num comunicado divulgado esta quarta-feira, as duas empresas preveem um investimento que pode ascender aos 700 milhões de euros e a criação de "aproximadamente 200 postos de trabalho diretos e 3.000 indiretos".
O início das operações deverá acontecer até ao final de 2025 e o início das operações comerciais em 2026.