Barcelona, capital da Catalunha, já tem a circular o seu primeiro autocarro público a hidrogénio. Este é um de oito autocarros pedidos pela empresa Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), a maior operadora de transportes públicos na área metropolitana de Barcelona, à CaetanoBus.
Um pedido que remonta ao final do ano de 2021 e que foi financiado pelo programa europeu JIVE 2, cofinanciado pela União Europeia, que tem como objetivo promover a comercialização de autocarros a hidrogénio na Europa.
A CaetanoBus produz estes veículos - os H2.City Gold - em Vila Nova de Gaia, mas é a Iberdrola que é a responsável pela produção do hidrogénio verde que alimenta o motor elétrico deste autocarro com selo português.
O H2.City Gold estão equipados com a pilha de combustível da Toyota e vão oferecer uma autonomia superior a 400 quilómetros e uma capacidade para 94 passageiros. Os oito veículos de 3 portas, e com piso rebaixado, que foram encomendados terão tomadas de USB no compartimento de passageiros e na cabine do motorista para permitir carregar dispositivos móveis durante a viagem.
Os exemplares têm ainda um sistema de vigilância por vídeo, sistemas de monitorização por câmara para substituir os espelhos retrovisores tradicionais e um sistema de ajuda à condução, o Mobileye’s Shield Plus, para evitar situações perigosas para pedestres e ciclistas.
“Esta é a primeira vez que este tipo de energia renovável é gerada em Espanha para uso comercial e com capacidade para frotas de autocarros, razão pela qual a TMB e a Iberdrola são pioneiras na descarbonização da mobilidade urbana coletiva. O Plano Estratégico 2025 da TMB prevê a incorporação de 508 autocarros zero-emissões, dos quais 233 elétricos e 46 movidos a hidrogénio”, lê-se na nota de imprensa da CaetanoBus.
Refira-se que a TMB opera uma frota com mais de 1100 autocarros em 102 linhas diferentes.
El primer #busbcn d'#hidrogen verd s'ha estrenat avui a la línia X1, el servei exprés que uneix el centre de #Barcelona amb les places de Francesc Macià i les Glòries.
— TMB (@TMB_Barcelona) April 7, 2022
https://t.co/QkNmqotv0T pic.twitter.com/6P1Tn5oSYJ