Um grupo de investigadores descobriu que um simples exame de vista pode ajudar médicos a preverem, com anos de antecedência, se alguém está em risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com um estudo publicado na revista científica Heart.
"A análise vascular da retina, uma abordagem de triagem não invasiva para avaliação de risco de AVC, teve melhor desempenho do que os modelos tradicionais de estratificação de risco. Os 29 novos indicadores da retina identificados oferecem novos caminhos para a pesquisa da fisiopatologia do AVC", referem os autores do estudo no artigo científico.
Leia Também: Médico alerta para sintoma traiçoeiro de insuficiência cardíaca
Os cientistas analisaram exames de fundo do olho de aproximadamente 45 mil pessoas registadas no inscritos no UK Biobank, uma base de dados biológica do Reino Unido. Recorreram a um software desenvolvido para a análise da microvasculatura da retina, designado sistema de avaliação de saúde microvascular baseado em retina (RMHAS, na sigla em inglês).
Os dados mostram que, durante 12,5 anos, foram registados 749 casos de AVC. Os especialistas identificaram 118 características, das quais 29 estavam relacionadas com o risco de AVC pela primeira vez. Qualquer alteração nestes indicadores está relacionada com um aumento de 10 a 19% de risco de AVC.
Leia Também: Nutricionista recomenda chá para desinchar e 'secar' a barriga