Indiscutivelmente, a Dacia é a fabricante com os automóveis mais acessíveis do mercado. E a pergunta que se coloca é: De que forma é que a marca romena consegue estes preços mais baratos em relação à restante concorrência?
A resposta foi dada por David Durand, chefe de design da Dacia, numa conferência com a imprensa automóvel.
Segundo o responsável francês, os carros da Dacia devem ser práticos, ecológicos e ter um "preço adequado", algo que só se consegue evitando todas as características supérfluas na vida quotidiana.
David Durand deu um exemplo e falou nos bancos de regulação elétrica. Quantas vezes um cliente vai utilizar esse extra? Provavelmente uma vez, no primeiro ajuste, e depois muito raramente. É um extra que acaba por ser pouco útil durante a vida de um carro.
Ao eliminar este custo de produção, a Dacia consegue utilizar esse valor a um equipamento mais útil para o dia a dia, como por exemplo as barras reguláveis presentes no tejadilho.
Segundo Durand, os veículos Dacia podem mesmo comparar-se com canivetes suíços, devido à sua polivalência: compactos, económicos e preparados para tudo.