Aí está o novo Toyota Prius. Com chegada marcada a Portugal apenas em 2023, já sabemos que o veículo da 5.ª geração do Prius estará disponível apenas numa versão híbrida plug-in.
Um motor elétrico mais potente e um motor de dois litros produzem uma potência combinada de 223 cv (164 kW) proporcionando uma forte aceleração. Desta feita, a carroçaria foi desenhada para ser aerodinâmica, permitindo otimizar o fluxo de ar e alcançar excelente eficiência de combustível, conforto e estabilidade.
O motor TNGA 2.0l produz 148 cv (111kW) que combina com um novo conjunto elétrico dianteiro e caixa híbrida compacta com 160 cv (120kW) para uma potência total do sistema de 223 cv (164kW). Comparado com os 90kW da geração atual na configuração híbrida Plug-in, o aumento de potência garante uma forte aceleração.
Com o objetivo de permitir que a maior parte da condução diária seja realizada em modo totalmente elétrico, a autonomia foi aprimorada, sendo 50% maior que a geração atual. A nova bateria de iões de lítio, instalada sob o banco traseiro, é de 13,6 kWh de capacidade.
Tem comercialização prevista em Portugal no fim do 1.º semestre de 2023.