A chuva está de regresso, esta quarta-feira, a praticamente todo o território continental, esperando-se ainda trovoada e vento forte. Além disso, ao mau tempo vão juntar-se as poeiras do Norte de África.
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o dia de hoje em Portugal continental ficará marcado por "céu geralmente muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco nublado na região Sul, em especial durante a tarde".
Preveem-se ainda "períodos de chuva ou aguaceiros na região Norte, em especial no Minho e Douro Litoral, que podem ser por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se à região Centro a partir do final da tarde".
Há também "possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos na região Sul até ao início da manhã".
O vento vai soprar "fraco a moderado (até 30 km/h) de sueste, rodando gradualmente para sudoeste, e soprando moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas e na faixa costeira a norte do Cabo Raso, com rajadas até 70 km/h".
Segundo o IPMA, espera-se ainda uma "subida da temperatura mínima" e uma "pequena subida da temperatura máxima, exceto no Minho e Douro Litoral".
De realçar que, devido à previsão de chuva, seis distritos do norte de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo hoje e até quinta-feira.
Os distritos sob aviso são Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga. Todos terminam às 03h00 de quinta-feira. Este aviso começa às 09h00 nos distritos de Braga e Viana do Castelo, às 18h00 no Porto e em Vila Real e às 21h00 em Viseu e Aveiro.
Além disto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para a passagem em Portugal Continental, durante o dia de hoje, de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África que transporta poeiras em suspensão, prejudicando a qualidade do ar.
Segundo a autoridade de saúde, esta situação fará com que aumentem as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando as regiões do Alentejo, Algarve e interior da Região Centro.
Leia Também: Atenção! Há 6 distritos do Norte sob aviso até 5.ª-feira devido à chuva