Na próxima semana, o estado do tempo em Portugal continental será afetado pela passagem de sistemas frontais e por uma crista anticliclónica. Desta forma, são esperados períodos de chuva e nevoeiro, mas também uma anomalia positiva da temperatura, que fará subir, sobretudo, a mínima, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"A semana será caracterizada pela passagem de sistemas frontais pelo continente na terça, dia 18, e na sexta, dia 21, com a chuva a fazer-se sentir em todo o país, alternando com períodos em que uma crista anticiclónica ditará o regime de tempo, tal que deveremos ter nevoeiros ou neblinas matinais nesses períodos", lê-se numa publicação do IPMA sobre o estado do tempo para a semana de 17 a 23 de fevereiro.
Além disso, "as temperaturas esperadas deverão apresentar uma anomalia positiva, que poderá ir até +3°C no interior Norte, e em que a maior contribuição será da temperatura mínima".
Assim, a temperatura máxima deverá variar entre 9°C e 19°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região sul variará entre 15°C e 21°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 14°C e 20°C.
Quanto à temperatura mínima no território continental, esta deverá situar-se entre 2°C e 9°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 5°C e 10°C na região Sul, sendo que nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre 7°C e 12°C, segundo o IPMA.
Leia Também: Fenómeno meteorológico. Imagens mostram tromba de água em Lagos