Conduzir com chuva? "Redobre a atenção" e siga estas quatro dicas

A Proteção Civil adianta que a "chuva dificulta a condução pois reduz a aderência e a visibilidade" e deixa uma recomendação a quem vai pegar no carro: "Redobre a atenção". 

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
12/12/2022 14:20 ‧ 12/12/2022 por Notícias ao Minuto

Auto

condução

Os próximos dias são de chuva e, por isso, os condutores devem ter atenção redobrada na estrada, recomenda a Proteção Civil, numa altura em que há 14 distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

Numa publicação partilhada na rede social Twitter, a Proteção Civil adianta que a "chuva dificulta a condução pois reduz a aderência e a visibilidade" e deixa uma recomendação a quem vai pegar no carro: "Redobre a atenção". 

Quatro dicas para conduzir com chuva: 

  1. Adapte a sua condução às condições atmosféricas e ao estado da via;
  2. Modere a velocidade;
  3. Aumente as distâncias de segurança;
  4. Acenda os médios.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, esta segunda-feira, de nove para 14 os distritos sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

Os distritos de Évora, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja entre as 15h00 de hoje e as 03h00 de terça-feira, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Viseu e Beja até às 12h00 de hoje, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre entre as 00h00 e as 12h00 de terça-feira e Lisboa entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de terça-feira, passando depois a amarelo.

Sob aviso laranja estão também as Regiões montanhosas e a Costa sul da ilha da Madeira devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03h00 de quarta-feira.

Leia Também: IPMA eleva para 14 os distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas