Após 4 temporadas, em que reuniu um total de 597 pilotos e 114 equipas, o Troféu C1 Learn & Drive vai entrar num novo capítulo da sua história. Em 2023, a competição organizada pela Motor Sponsor que utiliza os pequenos Citroën C1 vai designar-se de C1 Eurocup.
Isto porque pela primeira vez na sua história conta com um calendário internacional. Será seis provas em três países - Portugal (3), Bélgica (2) e França (1).
A competição tem início a 1 e 2 de abril, na Bélgica, com as 8 Horas de Zolder, seguindo-se 2 jornadas em maio, respetivamente em Portugal e França, as 3 Horas + 3 Horas do Estoril, dias 20 e 21, e as 12 Horas de Magny Cours, de 27 a 29. Depois da pausa de verão, a competição regressa a Portugal com as 8 Horas do Estoril, seguido das 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, entre 20 e 22 de outubro. Todas as decisões ficam remetidas para a última prova do campeonato, as 24 Horas de Portimão, de 8 a 10 de dezembro.
Neste ano haverá assim três opções de calendário, com títulos independentes, com as equipas a poderem optar pela que mais se adequa aos seus objetivos: calendário integral (6); só provas nacionais (3), com as 24H de Portimão a valerem pela primeira vez 1,5 da pontuação; só provas internacionais (3).
E de forma a garantir os custos controlados, a organização já apresentou, para as equipas nacionais que o pretendam, packs exclusivos que incluem o transporte dos C1 para as provas internacionais. Estão também disponíveis packs arrive & drive para participações isoladas ou no calendário completo ‘chave na mão’.
A nível técnico também existem novidades, uma vez que os C1 vão receber uma suspensão específica, desenvolvida em exclusivo para o troféu. Uma alteração que irá aumentar a performance dos C1 em pista, reduzindo o tempo por volta em pelo menos 2 segundos. Por outro lado, a C1 Eurocup 2023 vai contar com uma ficha técnica para o motor e a possibilidade (opcional) de a organização verificar e selar os motores das estruturas que o pretendam antes do início da época e durante o desenrolar da mesma, tendo desta forma as equipas a garantia de que tudo está de acordo com o regulamento e ficando isentas de verificações pós prova.
Calendário
1 e 2 de abril - 8H Zolder (Bélgica)
20 e 21 de maio - 3H+3H (Estoril)
27 a 29 de maio - 12H Magny Cours (França)
2 e 3 de setembro - 8H Estoril (Portugal)
20 a 22 de outubro - 24H Spa-Francorchamps (Bélgica)
8 a 10 de dezembro - 24H Portimão (Portugal)