Pol Espargaró deixou muito apreensão a quem assistia à segunda sessão de treinos do Grande Prémio de Portugal em MotoGP. Depois de uma queda na curva 10 do Autódromo Internacional do Algarve, a sessão foi imediatamente interrompida com bandeira vermelha e foi prestado auxílio ao espanhol das GasGas.
Depois de alguns minutos de assistência ainda em pista, Pol Espargaró foi transportado para o hospital de Faro e a última atualização da organização do Mundial de MotoGP aponta para várias lesões, depois da violenta queda no traçado algarvio.
Segundo Ángel Charle, médico do MotoGP, "Pol teve um acidente em que sofreu várias contusões. Os níveis de oxigénio estão bons, mas sofreu uma contusão pulmonar".
Sem lesões no pescoço e sem nunca perder a consciência, o piloto espanhol sofreu ainda uma fratura do queixo e de uma vértebra dorsal. Apesar disso, ainda segundo o Dr. Ángel Charle, Espargaró pode mover bem os seus pés e braços, por isso "não há razão para temer uma lesão permanente na coluna".
Entretanto, a GasGas Tech3 já reagiu este sábado e garantiu que o seu piloto vai ficar em observação durante este fim de semana no Hospital de Faro.
"Ontem [sexta-feira], o Pol Espargaró sofreu um forte impacto no abdómen e nas costas. Após tratamento em pista foi levado para o hospital para mais exames e vai ficar em observação no fim de semana. Ele espera estar de regresso a casa no início da próxima semana", lê-se na nota oficial da equipa de MotoGP.
O Grande Prémio de Portugal continua este sábado, com a qualificação a iniciar-se às 10h50. A corrida sprint será ainda hoje, sábado, às 15h00, e a corrida longa está marcada para este domingo, às 14h00.
[Notícia atualizada às 12h20]
Crash nya @polespargaro di #PortugueseGP @MotoGP
— (@just_ms99) March 24, 2023
Gravel tidak berfungsi untuk meredam kecepatan https://t.co/9wZcnnS7Xy pic.twitter.com/YiVAd3isPQ