Miguel Oliveira lutou pelo pódio até ao final... literalmente. Um pequeno erro na última volta deitou tudo a perder e o português passou do 3.º para o 7.º lugar, posto em que terminou aquela que foi a primeira corrida 'sprint' da história do MotoGP, disputada este sábado, no Autódromo Internacional do Algarve.
O Falcão da Charneca de Caparica 'voou' sempre a bom ritmo durante as 12 voltas realizadas ao circuito de Portimão e mostrou sempre argumentos para lutar por um pódio e até pela vitória. Porém, um erro na última volta desta 'sprint' deitou as aspirações de um excelente resultado do português por terra.
A vitória ficou para Pecco Bagnaia, campeão do mundo em título, e o pódio só ficou encerrado com Jorge Martin, na segunda posição, e Marc Marquéz, no terceiro posto.
A slightly different ceremony! @PeccoBagnaia receives the first-ever winner's medal for the #TissotSprint! #PortugueseGP 🇵🇹 pic.twitter.com/5K6QzdKE8O
— MotoGP™ (@MotoGP) March 25, 2023
Quantos pontos soma Miguel Oliveira?
Bagnaia alcançou a pontuação máxima atribuída nesta corrida 'sprint'. O italiano da Ducati conquistou 12 pontos, Martin assegurou 9 e Márquez somou os primeiros sete pontos do ano.
A partir do 4.º até ao 9.º lugar, os pontos vão desde os 6 até ao 1. Ou seja, na 7.ª posição, Miguel Oliveira somou três pontos neste início de caminhada no Mundial de MotoGP.
The #1 starts life in 2023 in the perfect way with victory in the #TissotSprint
— MotoGP™ (@MotoGP) March 25, 2023
Will it be the same way tomorrow? 🤔#PortugueseGP 🇵🇹 pic.twitter.com/kpIVjTfp4G
Boas perspetivas para o Falcão
É certo que um 7.º lugar sabe a pouco para um piloto que lutou pelo pódio até às últimas curvas da primeira corrida 'sprint' da história do MotoGP. No entanto, esta corrida mostrou-nos mais daquilo que pode ser um ano muito positivo para Miguel Oliveira.
Apesar de um erro na última volta, que custou quatro posições ao português, o piloto da RNF Aprilia mostrou bom ritmo ao longo das 12 voltas realizadas ao traçado de Portimão e nunca descolou das Ducati, as motos que aparentam estar um passo à frente das restantes fabricantes.
Miguel Oliveira ultrapassou em corrida Marc Márquez, Jack Miller e até o próprio Bagnaia chegou a ser uma das presas do nosso Falcão. As trocas de posição foram uma constante com um azar no final. Ainda assim, Miguel Oliveira tem razões para sorrir. Esta Aprilia RS-GP nas suas mãos promete dar que falar no futuro e o melhor de tudo é que amanhã, domingo, há mais na 'montanha-russa' de Portimão.
O português parte novamente da 4.ª posição para a corrida principal do Grande Prémio de Portugal. A prova está marcada para as 14h00.
A valiant effort from @_moliveira88 in the first #TissotSprint!
— MotoGP™ (@MotoGP) March 25, 2023
A late mistake sees the home hero miss out on a podium #PortugueseGP 🇵🇹 pic.twitter.com/FzRJACffmr