Uma mensagem pessoal surte mais efeito? É o que está a testar a Direção Geral de Trânsito (DGT) espanhola nas estradas do nosso país vizinho.
Uma consciencialização personalizada pode tornar-se mais eficaz e este novo método já está em vigor, conforme dá conta o jornal espanhol El Motor.
"Carmen, cinto por favor" ou "David, cinto por favor", são algumas das mensagens já vistas por alguns automobilistas.
"Esperamos que tenha mais efeito do que uma mensagem genérica, que diga que não utilizar pontos custa quatro pontos da carta. Sabemos que não o podemos fazer, mas tentamos chegar pessoa a pessoa", explicou um porta-voz da DGT ao El Motor.
Ainda segundo a mesma fonte, nas redes sociais têm surgido críticas a esta medida, mas o maior número de reações acabam por ser 'memes' com montagem alusivas a esta ideia da Direção Geral de Trânsito espanhola.
Para já, esta é uma medida para ser efetuada durante a semana Santa. Mais tarde, a DGT seguirá a sua avaliação, mas não descarta este tipo de comunicação no futuro.
La DGT comienza a utilizar nombres de personas para lanzar sus mensajes en paneles informativos pic.twitter.com/ArByEiZt0z
— SocialDrive (@SocialDrive_es) April 1, 2023