A Mazda vai arrancar com a produção do MX-30 e-Skyactiv R-EV, segundo informou esta quinta-feira. O modelo híbrido plug-in com motor rotativo vai ser produzido na fábrica de Hiroshima, no Japão.
Como funciona o sistema com motor rotativo? O bloco Wankel de nova geração (75 cv e 116 Nm de binário), que equipa este MX-30, não dá força às rodas motrizes e por outro lado alimenta um gerador elétrico que fornece energia à bateria. O que alimenta a tração dianteira deste veículo é um motor elétrico com 125 kW (170 cv) e 260 Nm.
O MX-30 e-Skyactiv R-EV tem uma autonomia de condução elétrica de até 85 km. Depois, para aumentar esta autonomia, é utilizado o tal gerador carregado pelo pequeno motor rotativo. No seu todo, a autonomia de condução - que pode ir até 600 km - é impulsionada por uma solução elétrica, oferecendo aos clientes da Mazda os mesmos valores do MX-30 original.
Este motor rotativo 8C de nova conceção está alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e um bloco elétrico com 170 cv de potência. A unidade motriz compacta do MX-30 e-Skyactiv R-EV está acoplada a uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh.
Os tempos de carregamento da bateria podem demorar 1h40 através de uma wallbox de 11 kW ou de apenas 25 minutos num posto de corrente contínua a 36 kW.
Fique com todas as imagens na fotogaleria acima.