Max Verstappen (Red Bull) conquistou, na tarde desta sexta-feira, a pole position para o Grande Prémio do Brasil em Fórmula 1, numa corrida de qualificação no circuito de Interlagos, em São Paulo, que teve de ser interrompida por culpa da chuva intensa.
Verstappen, já campeão antes desta prova, fez o seu melhor tempo em 1.10,727 minutos, batendo o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por 0,294 segundos, com o canadiano Lance Stroll (Aston Martin) em terceiro, a 0,617. Este último alcançou o melhor resultado do ano e colocou o espanhol Fernando Alonso na quarta posição.
A última fase da qualificação, a Q3, foi interrompida quando faltavam 4.19 minutos para o final com uma bandeira vermelha devido à chuva que se abateu sobre o circuito de Interlagos, em São Paulo.
Inicialmente, começaram a sentir-se os aguaceiros ainda durante a primeira das duas tentativas de voltas rápidas, que rapidamente desembocaram numa tromba de água.
Com o anoitecer a aproximar-se, a sessão já não foi retomada e as equipas receberam mesmo ordem para encerrarem as portas das garagens para não se inundarem.
Desta forma, Verstappen, que já leva 16 vitórias este ano (recorde na Fórmula 1) e tinha sido o 16.º mais rápido nos treinos livres de hoje, rubricou a 11.ª 'pole' da temporada, 31.ª da carreira, ao ser o terceiro carro em pista quando começou a chover.
Amanhã, sábado, o dia será dedicado à corrida Sprint, que acontecerá a partir 18h30 (hora de Portugal Continental). Domingo acontece a corrida principal.
QUALIFYING CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) November 3, 2023
Confirmation that Verstappen takes pole
A good day for Aston Martin too - Stroll finishes P3, Alonso P4 #F1 #BrazilGP pic.twitter.com/sSDytpNkgF