Chama-se e-Revolt a start-up alemã que oferece a possibilidade de converter um automóvel a combustão num 100% elétrico. A oferta está de pé para 42 modelos de fabricantes através de um kit preparado para o efeito. Alguns dos modelos compatíveis são Volkswagen Golf e Polo, Audi A3 ou Seat Leon.
Numa mudança que pode ser feita em apenas oito horas, o veículo passa de gastar gasolina para ter uma autonomia elétrica de 250 quilómetros.
"Retiramos o motor de combustão e temos uma estrutura que aproveita os pontos antigos do motor. Podemos facilmente trocar apenas o motor pelo novo quadro e os componentes. E é por isso que somos muito mais rápidos", explicou Timo Walden, gerente de projetos da e-Revolt.
Quanto custa esta transformação? O valor varia de modelo para modelo, mas pode ir dos 12.000 aos 15.000 euros.
"Este é um ponto positivo, porque os nossos automóveis, ou as nossas soluções, são modulares. Então, se, por exemplo, um dia tivermos acesso a uma bateria melhor, não precisaremos do tempo que um OEM [fabricante de equipamento original] normalmente necessita (dois, três anos ou mais), para colocar esta nova bateria no veículo. Cada componente pode ser trocado por um diferente, "acrescentou.