Na edição de 2024 do CES, a principal feira de eletrónica do mundo, que decorre entre 9 e 12 de janeiro em Las Vegas (EUA), a Volkswagen apresentou os primeiros veículos equipados com a plataforma de inteligência artificial ChatGPT integrada no assistente de voz IDA.
A Volkswagen será o primeiro fabricante de grande volume a oferecer o ChatGPT como funcionalidade de série. Quando ficará disponível? Segundo a marca, a partir do segundo trimestre de 2024 em muitos dos veículos de produção.
A pergunta que se está a fazer neste momento, provavelmente, é: Então, quais vão ser os modelos da Volkswagen que vão equipar esta plataforma de Inteligência Artificial? A Volkswagen especificou que são sete os modelos que irão integrar o ChatGPT. Os novos Tiguan, Passat e Golf, assim como os ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7.
O assistente de voz da Volkswagen poderá assim ser utilizado para controlar o sistema de informação e lazer, a navegação e o ar condicionado, ou para responder a perguntas de conhecimento geral. No futuro, a Inteligência Artificial (IA) irá fornecer informações adicionais em resposta a perguntas que vão além deste domínio, como parte das suas capacidades em constante expansão.
Como? Para o condutor nada muda. Não é necessário criar uma nova conta, instalar uma nova aplicação ou ativar o ChatGPT. O assistente de voz é ativado dizendo "Olá IDA" ou premindo o botão no volante. O IDA dá automaticamente prioridade à execução de uma função do veículo, à pesquisa de um destino ou à regulação da temperatura. Se o pedido não puder ser respondido pelo sistema Volkswagen, é reencaminhado anonimamente para a IA e será respondido pela voz familiar da Volkswagen.
A marca alemã assegura ainda que o ChatGPT não tem acesso a quaisquer dados do veículo, sendo as perguntas e respostas eliminadas imediatamente.