A Toyota Motor North America está a proceder à recolha de mais de 400.000 pickups Tacoma de tamanho médio em todo o mundo devido a um defeito de fabrico que pode fazer com que uma peça se separe do eixo traseiro, aumentando o risco de acidente.
O 'recall' cobre o modelo de algumas carrinhas pickups Tacoma de 2022-23. "Os resíduos de soldagem deixados nas extremidades do conjunto do eixo traseiro durante o fabrico podem fazer com que certos parafusos de retenção se soltem com o tempo e eventualmente caiam, fazendo com que uma peça se separe do eixo", revelou a Toyota, esta terça-feira, num comunicado de imprensa, citado pela Automotive News.
"Se ocorrer uma separação, esta pode afetar a estabilidade do veículo e o desempenho dos travões, aumentando o risco de acidente", revelou ainda.
Um porta-voz da Toyota recusou-se a comentar se o fabricante de automóveis tinha conhecimento de quaisquer ferimentos, acidentes ou mortes relacionadas com o problema.
Para corrigir o defeito, as concessionárias de automóveis inspecionarão o conjunto do eixo traseiro e apertarão as porcas de fixação. Se os componentes do eixo estiverem danificados devido ao defeito, serão reparados ou substituídos.
A Toyota informou que notificará os clientes afetados até ao final de abril.
A recolha das Toyota Tacoma surge depois de, na semana passada, o construtor automóvel japonês ter anunciado a recolha de mais de 280.000 pickups e SUVs para responder a preocupações relacionadas com movimentos inesperados causados quando os veículos estão em ponto morto.
Leia Também: Lucro da Toyota duplicou entre abril e dezembro