O espanhol Jorge Martin conquistou, na tarde deste sábado, a corrida sprint no Grande Prémio do Qatar de Moto GP. Brad Binder e Aleix Espargaro completaram o pódio. O piloto português Miguel Oliveira ficou em 13.º lugar e não somou qualquer ponto.
O português falhou a Q2 diretamente por pouco e na Q1 voltou a não conseguir a qualificação, novamente, por pouco. Numa primeira fase, o "falcão" caiu para o 16.º posto, mas conseguiu recuperar do mau início e beneficiou da queda do italiano Di Giannantonio, na décima curva, para recuperar posições, quando restavam nove voltas para a bandeira de xadrez. Ficou à frente do seu companheiro de equipa, o espanhol Raúl Fernández, que até tinha largado da 12.ª posição.
O piloto natural de Almada cortou a meta a 13,095 segundos do vencedor, que partira da 'pole', com o sul-africano Brad Binder (KTM) no segundo lugar, a 0,548 segundos, com o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 0,729.
Por seu turno, Jorge Martin, que tinha conseguido a pole position para a prova principal no domingo, não deu hipóteses à concorrência. Apesar da pressão do sul-africano Brad Binder, o espanhol manteve-se seguro no primeiro lugar.
"Dá gosto começar assim. Voltaram as vibrações no trem traseiro, mas pudemos ganhar apesar disso", frisou Jorge Martin, que em 2023 foi vice-campeão.
Com estes resultados, Jorge Martin lidera o campeonato, com 12 pontos.
A corrida principal está agendada para as 17h00 deste domingo. Miguel Oliveira vai partir da 14.ª posição da grelha de partida.
Leia Também: Não se perca. As imagens da nova mota de Miguel Oliveira para 2024