Já vimos de tudo quando falamos em estratégias para que os condutores possam cumprir os limites de velocidade. Ou será que talvez não?
Em França, mais concretamente na aldeia de Bauné, uma freguesia de Loire-Authion, foram marcadas na estrada várias linhas misturadas. O objetivo é que possam confundir os automobilistas, obrigando-os a reduzir a velocidade.
A medida foi implementada devido ao trânsito que a localidade com menos de dois mil habitantes tem, visto que serve de ligação entre duas importantes estradas francesas.
"É uma cidade de 1.700 habitantes que é atravessada por três estradas municipais principais e, especificamente nesta zona, há duas. As pessoas conduzem depressa e é complicado fazer com que as pessoas abrandem e ter sinais de trânsito que funcionem", disse Jean-Charles Prono, o presidente da Câmara de Loire-Authion, em declarações reproduzidas pela EuroNews.
O autarca frisou que esta é uma maneira para tentar que os condutores cumpram com o limite de velocidade que é de 20 km/h, sendo que muitas vezes passam acima dos 50 km/h.
Esta configuração na estrada não é definitiva e Jean-Charles Prono está ciente de que pode ser "desorientador", mas deixou claro que era preciso "fazer algo rapidamente para que os condutores pudessem abrandar".
"De momento, está a funcionar", acrescentou, com os condutores a serem vistos a abrandar no cruzamento.