Segundo a agência de notícias EFE, o anúncio foi feito hoje durante uma conferência de imprensa dos presidentes da Nissan e da Honda, Makoto Uchida e Toshihiro Mibe, para falar sobre os progressos desta nova aliança, na qual identificaram cinco áreas sinérgicas de colaboração que incluem a partilha de 'software' para veículos e o desenvolvimento conjunto de sistemas de propulsão para modelos elétricos.
O objetivo da associação é aumentar a competitividade dos fabricantes japoneses numa altura de expansão do mercado.
"Se olharmos para o clima empresarial atual, os mercados estão a fragmentar-se. Neste cenário, se queremos aumentar a nossa competitividade, temos de aumentar os nossos parceiros", disse o presidente da Nissan.
Já o presidente da Honda apontou que "a eletrificação está a trazer novos intervenientes para o setor" e que a velocidade da transformação está a ser maior do que esperado.
Uma aliança entre a Nissan, a Honda e a Mitsubishi criará uma coligação de vendas de mais de 8 milhões de veículos, que tem como concorrente japonês o Grupo Toyota, atual líder mundial no volume de vendas da indústria automóvel.