O novo M135 xDrive da BMW perdeu alguns cv de potência e algum binário. No entanto, nada que arrefeça o divertimento de conduzir este 'hot hatch' de 300 cv de potência.
Foram vários os quilómetros ao volante do mais desportivo dos Série 1, mas não conseguimos colocar de lado a tristeza de não termos ido para circuito com este 'menino'. Pela impressão que nos deixou, é lá que o M135 pode soltar toda a sua personalidade. Personalidade essa que tem origem, em grande parte, do motor turbo com 2.0 litros de capacidade que o alimenta. Este é capaz de debitar 300 cv e 400 Nm de binário, o que faz com que os 100 km/h sejam atingidos em apenas 4,9 segundos.
Só que a valia deste M135 xDrive em estrada não se deve apenas à motorização. A caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades foi melhorada, a direção é bastante responsiva e o chassis permite curvas muito divertidas. Além disso, este modelo traz consigo, de série, suspensão adaptativa. Nem sempre é bom para ir passear ao domingo, mas temos que ter em conta o propósito do Série 1 mais potente da atualidade.
É mesmo no comportamento que vemos as maiores diferenças entre este M135 e todas as outras versões do Série 1. Contudo, a BMW conferiu a este desportivo elementos únicos no exterior e no interior. Começando pelo exterior, o difusor traseiro e as quatro saídas de escape dizem-nos de imediato que estamos na presença da variante mais agressiva deste modelo. Estas são as responsáveis por trazer cá para fora o (belo) som do motor, que também é amplificado no habitáculo por intermédio das colunas. O símbolo M está também presente na parte frontal, lateral e traseira.
O interior não é muito diferente das restantes versões, há head-up display, ecrãs digitais de 10,25 e 10,7 polegadas, mas o que é exclusivo desta versão são as bacquets desportivas M, que não deixam de proporcionar um conforto acima da média.
Com o novo sistema operativo da BMW, o System 9, o M135, assim como as restantes versões do Série 1, contam com uma panóplia variada de ajudas à condução e tecnologia, sendo que houve uma redução significativa de botões. Na nossa opinião, a marca da Baviera podia ter deixado ficar os botões para a climatização para um mais fácil manuseamento.
Importa referir que o novo BMW Série 1, e isso é transversal a todas as versões, oferece uma ampla gama de modos de condução e estacionamento, nomeadamente o Driving Assistant - com aviso de colisão frontal e saída de faixa - e o Parking Assistant com Reversing Assistant. Conta igualmente com o BMW Live Cockpit Plus e sistema de navegação em cloud BMW Maps.
O preço da versão ensaiada ultrapassa os 72.000 euros, mas o M135 xDrive pode ser adquirido a partir de 60.000 euros.