Stellantis de Mangualde com aumento de produção de 2,6% até outubro

A fábrica de Mangualde do grupo Stellantis registou, entre janeiro e outubro deste ano, um aumento de produção de 2,6% comparativamente ao mesmo período de 2023, avançou à agencia Lusa fonte da empresa.

Notícia

© Stellantis Centro de Mangualde

Lusa
30/11/2024 15:28 ‧ 30/11/2024 por Lusa

Auto

Automóvel

Questionada sobre a crise no setor automóvel sentida na Europa, a mesma fonte referiu que, "na fábrica de Mangualde, até agora, não está a haver nenhum impacto".

 

"A fábrica de Mangualde continua a produzir as viaturas comerciais ligeiras da Stellantis que são neste momento líderes de mercado europeu e também especificamente líderes no mercado português. A produção entre janeiro e outubro regista um ligeiro aumento de 2,6% em relação a 2023", afirmou.

Neste momento, a fábrica de Mangualde, no distrito de Viseu, tem cerca de 900 colaboradores e este ano já produziu 72.477 viaturas (dados de janeiro a outubro).

Também a produção de veículos elétricos "está a correr como previsto", sendo que o volume "dependerá dos pedidos do mercado", adiantou.

A produção em série de viaturas elétricas na fábrica de Mangualde da Stellantis arrancou no início de outubro, nas versões de passageiros e comerciais ligeiros, destinadas aos mercados doméstico e de exportação.

Foi a primeira fábrica a produzir veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros elétricos a bateria, de grande série, em Portugal, no âmbito de um investimento de 119 milhões de euros, obtido através de uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial de que a Stellantis é líder -- o projeto "GreenAuto".

Naquele que, para o grupo Stellantis, foi um "momento histórico", começaram a ser produzidos em série veículos 100% elétricos Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter.

Em julho deste ano, antecipando em quase um ano os planos iniciais do grupo Stellantis, o seu centro de Mangualde tinha começado a produção das primeiras unidades pré-série dos novos veículos 100% elétricos.

No âmbito deste investimento, foi criada uma nova linha de montagem de baterias para os veículos elétricos produzidos em Mangualde e uma área de mais de 800 metros quadrados que "levou à criação de 63 novos empregos e à formação específica de toda a equipa técnica".

No que respeita ao próximo ano, e perante a possibilidade de as dificuldades no setor automóvel se manterem, a Stellantis não avançou previsões, porque a sua produção "depende dos pedidos do mercado que vão oscilando ao longo do ano".

Leia Também: Stellantis prevê fechar uma fábrica no Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas