A Câmara Municipal do Porto colocou à disposição da Polícia Municipal, em janeiro passado, o sistema pioneiro no país que capacita as autoridades de multar quem estaciona abusivamente o seu veículo. Juntando isto a dois radares móveis, as multas... duplicaram.
De acordo com os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias, no primeiro mês deste ano, houve 6.646 infrações registadas, quando em janeiro de 2024, estas ficaram-se pelas 2.975.
Foram registados mais 3.671 autos de contraordenação neste mês de janeiro, a maioria por excesso de velocidade. No entanto, as novas câmaras para multar o estacionamento abusivo também ajudaram a aumentar o número de coimas.
"A ideia da Câmara Municipal não é, definitivamente, uma caça à multa. O que se pretende é que as pessoas percebam que temos mecanismos extraordinariamente eficazes de fiscalização, e que isso seja um convite a não prevaricarem (...) Neste momento, as pessoas correm à frente do carro-patrulha, mas espero que, um dia destes, pensem e não estacionem de forma abusiva", afirmou, ao Jornal de Notícias, o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva
Leia também: Como funcionam as câmaras da polícia para multar carros mal estacionados?