O presidente do sindicato, Shawn Fain, manifestou a sua satisfação pela medida, sublinhando, em comunicado, que "põe fim ao desastre do comércio livre que devastou as comunidades da classe trabalhadora durante décadas".
"Acabar com a corrida para o fundo do poço na indústria automóvel começa com a correção dos nossos acordos comerciais quebrados, e a administração Trump fez história com as ações anunciadas hoje (quarta-feira)", acrescentou Fain.
O líder sindical, que durante a última campanha presidencial norte-americana alinhou o poderoso sindicato ao rival de Trump, o democrata Joe Biden, justificou o seu apoio ao presidente republicano porque o objetivo é positivo para os trabalhadores.
"O sindicato deixou claro: colaboraremos com qualquer político, independentemente do partido, que esteja disposto a inverter décadas de declínio da classe trabalhadora durante os períodos mais lucrativos da história do nosso país", explicou.
"Estas tarifas são um grande passo na direção certa para os trabalhadores da indústria automóvel e para as comunidades da classe trabalhadora nos Estados Unidos", frisou ainda.
O UAW disse que as tarifas vão recuperar milhares de empregos no país, apontando que a produção nacional diminuiu 2 milhões de unidades na última década, enquanto milhões de carros produzidos no estrangeiro estão a ser vendidos nos EUA.
O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou na quarta-feira a aplicação de uma tarifa de 25 por cento sobre todos os automóveis importados, calculando gerar com a medida receitas fiscais de 100 mil milhões de dólares (93 mil milhões de euros).
As peças automóveis fabricadas no México e no Canadá ficarão temporariamente isentas das tarifas de 25% que a administração Trump começará a impor às importações de automóveis a 2 de abril.
O decreto assinado na quarta-feira pelo Presidente dos EUA estabelece ainda que serão aplicadas tarifas sobre conteúdos produzidos fora dos Estados Unidos aos automóveis fabricados no México e no Canadá, o que resultaria num imposto parcial sobre estes veículos.