Nos últimos meses muito se tem falado sobre simuladores e a verdade é que podem ser uma ferramenta crucial na redução de custos. O mais recente foi lançado pela Agência para a Energia (ADENE) e promete identificar a classe energética da sua habitação, de modo a potenciar uma redução das despesas. Mas não só.
"Com esta solução queremos ajudar os portugueses a melhorar a sua habitação, e melhorar o seu estilo de vida, tanto ao nível de conforto e saúde, como ao nível de poupança. Queremos aproximar-nos do consumidor, esclarecer dúvidas e quebrar os mitos mais comuns que as pessoas têm quando pensam em investir em equipamentos mais eficientes", refere Manuel Bóia, administrador da ADENE.
Equipamentos mais eficientes porque esta é outra das vertentes deste simulador. No fundo, o CasA+ atua em três frentes: habitação, eletrodomésticos e iluminação.
Na prática são três simuladores em separado que permitem identificar "de forma mais profunda a eficiência energética da nossa casa garantindo melhor conforto e saúde", pode ler-se na apresentação da funcionalidade - que está disponível neste link.
- Simulador Habitação: é possível descobrir quanto pode poupar ao aplicar medidas de melhoria na habitação, através de dicas específicas que cada utilizador pode reproduzir na sua casa;
- Simulador Eletrodomésticos: pretende apoiar o consumidor na tomada de decisão de aquisição de eletrodomésticos mais eficientes;
- Simulador Iluminação: com dicas sobre a aquisição de iluminação mais eficiente, como a adoção de iluminação mais eficiente do tipo LED.