Os doces portugueses voltam a ter destaque mundial. A plataforma TasteAtlas atualizou este domingo, 15 de dezembro, a lista correspondente aos melhores produtos de pastelaria, entre doces e salgados. Duas das sugestões nacionais aparecem logo nos primeiros dois lugares.
No topo da lista está, mais uma vez, o pastel de Belém. "É um doce com creme de ovos tradicional. Feito com uma massa folhada e um recheio cremoso de leite, ovos, açúcar, limão e canela, remonta a 1837, quando foi criado pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos", revela a plataforma.
O pastel de Belém já tinha sido eleito o melhor doce do mundo pela mesma plataforma. Em segundo lugar nesta lista de produtos de pastelaria está o pastel de nata tradicional. "Para um melhor resultado, o recheio não deve ser muito doce e não deve ter sabor a limão ou baunilha. Em vez disso, o pastel deve ser polvilhado com canela e, idealmente, acompanhados por um café", explica a plataforma.
Depois, na 54.ª posição, mais abaixo do que na última atualização, encontra-se a bola de Berlim. Trata-se da versão nacional de um bolo que chegou ao país por altura da Segunda Guerra Mundial.
Por último, em 93.º lugar, estão as malassadas dos Açores. "São feitos com fermento, ovos, farinha, açúcar e leite. Às vezes, são cobertos com canela ou açúcar granulado", explicam. Na última atualização desta lista, aparecia outro doce português, os travesseiros de Sintra.
Percorra a galeria para conhecer alguns dos melhores doces e salgados de pastelaria do mundo.
Leia Também: O melhor queijo de ovelha do mundo é português - e há mais no top 100