Há duas estratégias que podem fazer toda a diferença no sucesso financeiro de cada um e isso mesmo foi destacado em conversa sobre consolidação de créditos entre o Jornal Económico e o Grupo Reorganiza, em dia de estreia do programa Economize, daquele jornal.
Primeiro é preciso perceber qual o crédito consolidado que lhe convém. Quem procura consolidar créditos costuma optar pela solução de baixar as prestações totais, o que é possível pela redução da taxa de juro e pelo aumento do prazo. Pois, quanto maior o prazo, maior o tempo em que ficamos a dever dinheiro, por conseguinte, maior o valor dos juros pagos.
Ao consolidar créditos pode optar por poupar em tempo, o que representa uma poupança em juros. A sugestão passa por juntar todos os créditos num único, mantendo a prestação global constante. Se baixou a taxa de juro, terá de encurtar o prazo do crédito para atingir este objetivo e assim amortiza mais rapidamente os seus créditos e poupa dinheiro.
Qual estratégia a escolher?
A escolha da melhor estratégia vai depender de caso para caso. Por exemplo, se estiver em emergência financeira, a alternativa escolhida deverá ser a primeira. Se tiver uma situação financeira saudável, opte pela segunda alternativa e livre-se mais rapidamente dos seus créditos.
Leia Também: Comprar ou arrendar a primeira casa: como decidir?