ERP Portugal desafia portugueses a fazer uma limpeza aos cantos de casa

Já se perguntou o que fazer com o telemóvel antigo ou o secador avariado? #NosCantosdeMinhaCasa é o novo desafio da ERP Portugal que esclarece essas mesmas dúvidas, levando a população a reciclar os resíduos elétricos e eletrónicos esquecidos em casa.

Notícia
AnteriorSeguinte

© ERP Portugal

Notícias ao Minuto
17/03/2021 11:52 ‧ 17/03/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Eficiência Energética

Está a decorrer o desafio #NosCantosdeMinhaCasa, durante este mês de março, organizado pela ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, nas suas redes sociais, que responde a dúvidas sobre o que fazer aos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), como telemóveis, secadores, máquinas de lavar, entre outros.

Este desafio pretende dar uma nova vida aos equipamentos e aparelhos “esquecidos” ou que “já não damos uso” na nossa habitação, entregando-os para reciclagem, revela um comunicado enviado às redações.

Filipa Moita,  responsável de Comunicação da ERP Portugal, adianta que “gostávamos que os portugueses aproveitassem o confinamento ou aquela típica limpeza de primavera para fazerem esta vistoria a gavetas, armários e arrecadações. É importante que os equipamentos avariados ou aos quais já não damos uso sejam encaminhados corretamente, permitindo o tratamento das substâncias nocivas que podemos encontrar no seu interior e garantindo a reciclagem dos materiais.  Esta é uma atividade que pode ser feita em família e tornar-se um hábito partilhado por todos, rumo ao mesmo objetivo de contribuir para um planeta mais limpo e saudável.” 

A ERP Portugal dá o exemplo de no caso de adquirir uma nova máquina de lavar porque a que tem avariou, saiba que o estabelecimento onde faz a compra é obrigado a recolher gratuitamente o eletrodoméstico avariado equivalente. Já no caso de pequenos equipamentos, como telemóveis antigos, leitores de música, consolas, comandos, entre outros, deve colocá-los no Depositrão, presente em vários locais do país (lojas, espaços comerciais, escolas, empresas e entidades), lê-se em comunicado. Note que caso compre online, a recolha dos equipamentos na compra de um novo é igualmente obrigatória e gratuita, sustenta a entidade reguladora.

A pesquisa dos pontos de recolha destes resíduos está disponível aqui.  

Leia Também: Energias renováveis. Um setor em crescimento e atento à igualdade

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas