Para começar, sabe o que quer dizer LED? A sigla significa Díodo Emissor de Luz. Estas lâmpadas além de ajudarem nas poupanças das suas contas de eletricidade em casa, ajudam igualmente o ecossistema. Ainda assim, o seu preço e qualidade de luz deixam dúvidas quanto a sua aquisição.
Por essa razão, o Ekonomista partilha algumas das principais vantagens e desvantagens deste tipo de lâmpada, bem como algumas sugestões de onde as comprar.
Tem mais vantagens que desvantagens
Fatores que podem levá-lo a repensar na iluminação de cada divisão de casa, de modo a potenciá-la, mas também para poupar dinheiro.
Durabilidade
A funcionar à base do princípio de emissão de luz pela passagem de energia (eletroluminescência), as LED são extremamente eficientes e podem representar uma poupança de 80%, relativamente às lâmpadas incandescentes.
Quanto custam?
Apesar de serem aparentemente mais caras do que as tradicionais, se pesar todos os fatores na balança, como por exemplo, a durabilidade e intensidade de consumos, vai perceber que uma das vantagens das lâmpadas LED é mesmo o preço.
São amigas do ambiente
Sabia que desde setembro de 2012 que a produção de lâmpadas incandescentes é proibida na Europa?
A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED é tida como a mais importante medida de controlo das emissões de gases com efeito de estufa. Mais um motivo que vem provar que a questão ecológica é outra das vantagens das lâmpadas LED que não deve deixar de considerar.
Tempo de vida
Uma boa lâmpada LED pode durar de oito a dez anos. As incandescentes, por sua vez, subsistem apenas durante cerca de um ano.
E as desvantagens, quais são?
Fiabilidade
Como esta tecnologia ainda está em fase de amadurecimento, há sempre o risco de haver falhas e produtos de menor qualidade. Até entre a mesma marca e o mesmo modelo podem existir diferenças na luz emitida ou no tempo de vida, revela o Ekonomista.
Preço
Apesar de ter sido considerado como vantagem dado o seu tempo de vida, o preço poderá ser desvantagem quando pensado a curto prazo. Uma boa lâmpada de LED implica alguma disponibilidade financeira no momento caso queira, por exemplo, trocar todas as lâmpadas de casa.
Qualidade da luz
Em termos de conforto para a visão, ainda há um longo caminho a percorrer, sobretudo quando comparado com as lâmpadas incandescentes. Para o ajudar, quando for comprar uma lâmpada LED siga-se pela temperatura de cor, aconselha o Ekonomista.
Leia Também: Gastou-se mais eletricidade em casa com o confinamento