Em que casas habitamos? Como é que os arquitetos da atualidade desenham as nossas moradas? Como é que as noções de habitação se transformaram no tempo da última geração?
Estas perguntas são o mote da 'Em Casa - Projetos para Habitação Contemporânea', uma exposição que explora as várias possibilidades de habitação contemporânea.
Pode-se ler em nota no site oficial do CCB, que esta obra foi concebida a partir do acervo do museu MAXXI em Roma, a exposição parte da pequena escala do abrigo à grande dimensão da habitação coletiva, dando relevo a experiências que testemunham a nova relação entre indivíduos e comunidades.
Esta exposição tem como ponto de partida duetos de projetos, em que materiais originais do arquivo de arquitetos italianos contracenam com trabalhos de arquitetos contemporâneos. Já em Lisboa, as duplas apresentadas em Roma serão complementadas com exemplos portugueses.
Esta exposição será inaugurada no dia 16 de abril, no espaço Garagem Sul, do Centro Cultural de Belém, em Lisboa e conta com a curadoria de Sérgio Catumba, Margherita Guccione e Pipo Ciorra, e vai estar patente até 05 de Setembro.
Leia Também: Exposição de arquitetura põe em diálogo diferentes formas de habitar