'Reabilitamos casas, reconstruímos vidas' é o mote do 'Just a Change', uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal, desde 2010. Estamos a falar de casas sem telhados, janelas ou portas, onde não há água quente nem eletricidade e onde se passa frio, revela a associação.
De momento, a associação contabiliza mais de 4600 beneficiários de famílias e utentes das instituições reabilitadas fruto de 262 intervenções em mais de 200 casas de família e mais de 50 instituições sociais reabilitadas. A Just a Change conta com mais de 5 mil voluntários na totalidade, entre eles, universitários e corporativos e estima 14 os municípios impactados pela solução Just a Change.
Em 2019, mais de 800 voluntários reabilitaram cerca de 42 habitações, nos municípios de Lisboa, Torres Vedras, Santarém, Óbidos, Ferreira do Zêzere, Tondela, Sever to Vouga, Porto e Vila Pouca Aguiar, resultando numa contabilização de cerca de 110 beneficiários.
Por outro lado, foram 18 as instituições e IPSS'S que trabalharam em conjunto com a Just a Change. Esta colaborações resultou num total de 2 mil beneficiários que viram as suas habitações a ser reabilitações. Ainda em 2019, contabilizou-se cerca de 32 ações de empresas parceiras da associação, com 1900 voluntários corporativos.
Reabilitamos casas para que todos tenham um lugar digno onde viver
É preocupação da 'Just a Change' reabilitar casas porque acreditam que as condições de vida têm um impacto direto na redução da pobreza e criminalidade da população, lê-se na página oficial. Saliente-se que esta missão recai igualmente na intenção de melhorar a saúde pública e a eficiência energética do nosso país.
Leia Também: Estas casas são impressas em 3D e são para os sem-abrigo dos EUA