O Grupo Ingka, o maior retalhista da IKEA, a que pertence a IKEA Portugal, revelou que vai investir 4.000 milhões de euros adicionais na transição para as energias renováveis, revela comunicado ao que o Idealista teve acesso.
O investimento irá apoiar a “redução da pegada climática” da empresa e permitirá uma “transição mais ampla para a neutralidade carbónica” da sociedade, tendo em vista um “mundo melhor, mais verde e mais justo” para todos, revelou em comunicado.
Na última década, o Grupo Ingka investiu 2.500 milhões de euros em energia renovável, nas suas instalações e em parques eólicos e solares, permitindo à empresa gerar mais energia renovável do que a que consome, a um nível global.
Nesse sentido, esta aceleração feita pela Ingka Investments, assinala o “próximo passo” na direção de tornar a energia do grupo empresarial “100% renovável, em toda a sua cadeia de valor”, revela o Idealista, de acordo com o mesmo comunicado.
A sueca IKEA está comprometida com o Acordo de Paris, sublinhe-se, assim como em contribuir para limitar o aumento do aquecimento global em 1,5°C, acima dos níveis pré-industriais. Nesse sentido, “todos devemos fazer a nossa parte para limitar o aquecimento global a 1,5°C”, defende o presidente executivo do Grupo Ingka, Jesper Brodin. “Se não agirmos, as consequências são muito graves e teremos riscos substanciais para os nossos negócios e para as pessoas”, sustentou o responsável.
Desde 2009, o Grupo Ingka tem vindo a investir, através da Ingka Investments, em empresas inovadoras que apoiam os objetivos de sustentabilidade, incluindo o cumprimento da meta de produzir 100% de energia renovável, lê-se na página oficial da marca sueca.
Neste contexto, em 2018, a IKEA Portugal passou a deter o Parque Eólico do Pisco, com 25 turbinas, que produz energia renovável equivalente à que consomem cerca de 30 lojas IKEA.
Saliente-se que o Grupo Ingka, atualmente possui e administra 547 turbinas eólicas, 10 parques solares em 15 países e 935.000 painéis solares nos telhados das lojas e armazéns IKEA, elevando a sua energia renovável instalada total para mais de 1,7 gigawatts (GW).
Leia Também: Energia renovável chega a casa dos portugueses com a IKEA