Comprar casas penhoradas pode representar um bom investimento atendendo ao baixo preço do imóvel face ao valor de mercado, revela o site Economias.
Saliente-se que este tipo de compra pode ser feita nos bancos, imobiliárias, Finanças, Segurança Social ou no site e-leilões.
No caso dos bancos, as entidades bancárias querem vender as habitações, o mais rápido possível, de maneira a recuperar o capital emprestado, mais rápido, saliente-se. Note que estas casas são resultado de incumprimento por parte dos clientes às suas obrigações de crédito junto dos bancos.
Sublinhe-se que há alguns bancos que celebram acordos com imobiliárias, para que estas ajudem a escoar o stock de imóveis. Logo, também poderá encontrar casas penhoradas a preços vantajosos nas agências imobiliárias.
Para além das Finanças e Segurança Social, no e-leiloes também poderá encontrar casas penhoradas à venda. É um espaço digital criado pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, sublinhe-se, com o objetivo de vender bens penhorados no âmbito de um processo de execução, através de leilões eletrónicos nos quais qualquer pessoa pode licitar.
Mas quais são as vantagens e desvantagens em comprar um imóvel penhorado?
A principal vantagem de comprar uma casa penhorada é o seu preço, uma vez que as entidades responsáveis pela venda fixam o preço abaixo do valor patrimonial e do valor de mercado, refere o site Economias. Quem compra casas penhoradas aos bancos pode, ainda, beneficiar das seguintes vantagens:
- Financiamento até 100% do valor da habitação;
- Dispensa de avaliação e de encargos inerentes;
- Isenção de comissão de estudo;
- Dispensa de realização dos registos provisórios;
- Oferta do serviço de documentos habitação;
- Prazo do crédito habitação até 50 anos;
- Spreads mais baixos.
Ainda assim, como qualquer negócio, a compra de casas penhoradas também envolve algumas desvantagens:
- A localização do imóvel (muitas estão situadas em áreas suburbanas de Lisboa e Porto);
- Escolha limitada;
- Mau estado de conservação;
- Falta de licença de habitabilidade ou utilização;
- Informação matricial desatualizada (no que respeita à composição e áreas do imóvel).
Leia Também: Comprar casa? Portugueses querem internet rápida e uma boa vista