Os resultados do inquérito realizado por Out of the Box e Massimo Forte, ao mercado nacional de mediação imobiliária, mostram uma procura de casas em alta em Portugal, no primeiro trimestre de 2021, revela a Out of the Box, na sua página oficial.
Note que este questionário foi feito online, a profissionais da mediação imobiliária, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021. Foram obtidas 388 respostas válidas num total de 1.266 acessos.
Após quebra no mercado durante o mês de Janeiro, dada a sazonalidade histórica do mercado, refere o blogue do setor imobiliário, os inquiridos reportam novo aumento da atividade, sobretudo em março.
Salienta ainda o mesmo estudo, que o período de confinamento vivido em 2021 não parece ter afetado o mercado imobiliário em Portugal.
Se a procura de casas está em alta, a oferta também aumentou no início deste ano. Depois de alguns meses em queda, com natural pressão em alta dos preços, a oferta parece estar agora a aumentar com mais proprietários interessados e disponíveis em vender as suas casas.
Destaque para a Região do Alentejo que mantém uma elevada procura e com um baixo nível de oferta.
Quanto a vendas, genericamente o mercado encontra-se numa situação muito positiva, com mais mediadores a reportarem uma subida nas vendas.
O Out of the Box revela ainda que, desde o início destes inquéritos, pela primeira vez em tempo de pandemia há maior percentagem de mediadores imobiliários a referir que vendem mais casas, do que aqueles que mencionam ter vendido menos, comparativamente com período homólogo. Apenas a Região do Algarve reporta vendas inferiores.
Leia Também: "Imobiliário terá (necessariamente) de se adaptar à tecnologia"