Parece saído de um filme de ficção, mas é a realidade de muitas casas

Quando falamos em casas inteligentes, falamos de domótica. Vê-se cada vez mais esta tecnologia em algumas casas onde é possível controlar todos os aparelhos eletrónicos e elétricos, através de um comando central.

Notícia

© Decor tips

Notícias ao Minuto
04/05/2021 14:56 ‧ 04/05/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Domótica

Para o Habitissimo, comunidade online de obras e remodelações, quando falamos em casas inteligentes, falamos de domótica. Apesar de ser algo que já existe há algum tempo, a domótica é uma tecnologia que começa agora a ganhar terreno e a ser utilizada cada vez mais, já que os seus avanços tecnológicos permitem um maior controlo e integração dos sistemas ao controlador central e até a aplicações no telemóvel.

O seu principal objetivo é controlar todos os aparelhos eletrónicos e elétricos de uma casa tanto remota como localmente, através de um comando central.

Como funciona?

Regra geral, os sistemas que se desejam controlar são ligados a uma instalação central localizada no interior da casa e é a partir daí que se pode controlar tudo, desde estores à intensidade da luz, note-se.

Com o advento de tecnologia cada vez mais avançada, já é possível adquirir soluções de sistemas que podem ser controlados através de um telemóvel ou um tablet, sublinha o Habitissimo, bastando apenas ter ligação à internet ativa para conseguir controlar a casa inteira.

O que poderá fazer numa casa?

As possibilidades são virtualmente infinitas, especialmente porque estas tecnologias estão em constante desenvolvimento, sendo cada vez mais utilizado o comando por voz. Atualmente, pode controlar:

  • Estores elétricos, abrindo-os e fechando-os quando quiser;
  • Regular a intensidade das luzes e ligá-las ou desligá-las;
  • Ligar a rega no seu jardim através de um simples botão;
  • Ligar o ar condicionado;
  • Abrir a porta a alguém;
  • Ligar o forno ou qualquer outro eletrodoméstico remotamente; 
  • Comandar as câmaras exteriores de sua casa;
  • Detetar inundações.

 

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas