A pequena cidade de Legrad, situada a cerca de uma hora e meia da capital da Croácia, Zagreb, tem cerca de 2.200 habitantes e é a primeira a lançar um programa de "Casas por um euro" para dar uma nova vida à cidade, avança o Idealista. Note que os jovens têm um papel central.
Esta iniciativa, um programa de combate ao despovoamento das cidades, nasceu em Itália e já chegou a territórios além-fronteiras, sublinhe-se.
A cidade croata oferece, em concreto, propriedades a um preço de apenas 1 kuna croata, ou seja, cerca de 13 cêntimos de euro, convertendo à taxa de câmbio atual. Mas há critérios a cumprir.
Os interessados deverão ter menos de 40 anos e deverão estar dispostos em mudar-se para Legrad para viver durante, pelo menos, 15 anos. O projeto teve início no final de 2020 e já recebeu pedidos inclusive da Itália e da França.
O objetivo do programa passa por repovoar a cidade e promover a reabilitação de habitações. E, para isso, haverá apoios: o município irá disponibilizar fundos até 35.000 kunas croatas (cerca de 4.640 euros) para restaurar as casas que forem adquiridas.
Esta pequena localidade croata tem uma das taxas de desemprego mais baixas de todo o país que pode ser outro elemento atrativo. Salienta ainda o Idealista que para quem pretenda mudar-se para esta localidade mas não reúnem os requisitos, existe também oferta imobiliária a preços acessíveis. Há, por exemplo, terrenos para construir casa ou casas para reabilitar por pouco mais de 13 mil euros.