As candidaturas a este programa de apoio financeiro à habitação jovem têm início hoje e decorrem até 02 de agosto, segundo informação disponibilizada pelo município.
A verba afeta a este programa é, numa primeira fase, de 100 mil euros.
Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro da Habitação na Câmara Municipal de Loures, Gonçalo Caroço (CDU), explicou que o programa se destina aos jovens entre os 18 e os 35 anos que pretendem residir no concelho em habitações arrendadas ou adquiridas com recurso a crédito.
"A especulação imobiliária, incontrolável, e o aumento de rendas fazem com que o valor das casas seja insuportável já para grande parte da população. E esse é um problema que nós pretendemos atenuar com este programa", explicou.
Para serem legíveis a este mecanismo de apoio, os agregados jovens não poderão auferir um rendimento mensal bruto superior a 2660 euros, o que corresponde a quatro vezes o valor do salário mínimo nacional.
As candidaturas poderão ser feitas 'online', através do preenchimento de um formulário próprio disponibilizado no Balcão Único, na página do município na internet.
A lista definitiva de candidaturas aprovadas será divulgada em novembro e os jovens selecionados irão beneficiar de uma subvenção mensal, durante um período de 12 meses, a efetivar entre dezembro de 2021 e novembro de 2022.
Gonçalo Caroço referiu que uma das particularidades deste programa é que os jovens poderão efetuar uma candidatura sem terem ainda um contrato de arrendamento terminado ou o crédito já firmado.
"A intenção é que as pessoas saibam que podem ter este apoio e que isso pode ser muito importante para elas tomarem a decisão de vir para o concelho. Uma coisa é saberem que podem ter algum tipo de apoio e depois avançarem com os contratos e outra coisa é avançarem com os contratos sem saber se vão ter apoio ou não", apontou.
Este programa de apoio à habitação jovem insere-se na Estratégia Local de Habitação (ELH) de Loures, que identifica 3.804 famílias em situação de carência habitacional no concelho e que prevê um investimento global de 157 milhões de euros.
O ELH de Loures engloba várias modalidades de atuação, nomeadamente a reabilitação de fogos municipais e privados, a construção de novas habitações ou a resposta a soluções de emergência, perspetivando-se a sua concretização até ao final de 2025.
Leia Também: Taxas Euribor caem em junho a três meses e sobem a seis