A importância de ter boas fotos num anúncio de venda ou arrendamento de um imóvel já é conhecida por todos. De acordo com Caroline Jurgens, sócia fundadora da Lúmina Home Staging, que escreve ao idealista, ter as melhores imagens possíveis de uma determinada casa é um aspeto vital no processo de venda ou arrendamento de um imóvel, tanto para o profissional imobiliário como para o proprietário individual. Mesmo assim, vale ressalvar que não só a qualidade da foto que é importante, mas aquilo que transmite.
Segundo Caroline Jurgens, na prática, as fotos de imóveis são uma forma de se comunicar com o potencial comprador. Ou seja, é a oportunidade de contar algo sobre aquela casa, de forma fugaz, pois a maioria das pessoas presta mais atenção, nos anúncios imobiliários, às imagens do que aos textos.
Daí a importância do que as fotos dos imóveis mostram, pois provocam uma reação a quem as vê e essa reação é do nosso interesse que seja sempre positiva, faz notar sócia fundadora da Lúmina Home Staging. Uma reação positiva irá gerar uma curiosidade, enquanto uma reação negativa irá gerar rejeição. E não é isso que estamos à procura, sustenta.
Em geral, aquilo que se quer mostrar são as possibilidades que uma casa tem, ou seja, mostrar o espaço que tem e como esse espaço pode ser usado, salienta Caroline Jurgens. Á partida sabemos que a maioria das pessoas não consegue imaginar o que não está ali, daí a necessidade de preparar uma casa antes de lançá-la no mercado, o que também é conhecido como Home Staging.
Segundo a sócia fundadora da Lúmina Home Staging, as fotos dos imóveis para venda ou arrendamento comunicam muitas coisas e muito rapidamente, independentemente de a casa ser nova ou renovada. Assim, se cuidar da imagem que está a publicar, vai captar mais interesse do público-alvo e, por conseguinte, mais visitas àquela casa.
Faz ainda notar o idealista, segundo a Spanish Home Staging Association (AHSE), que preparar uma casa antes de lançá-la no mercado imobiliário ajuda a vendê-la até sete vezes mais rápido. E o investimento nessa preparação é sempre menor que a primeira queda no preço de venda, note-se.
Leia Também: Aposta no home staging faz subir a reabilitação de imóveis em Portugal