Barcelona foi nomeada Capital Mundial da Arquitetura para 2026

A cidade espanhola venceu Pequim com a proposta do tema 'Um hoje, um amanhã', que explora a abordagem da cidade em relação à sustentabilidade e o futuro do ambiente construído. Dois anos depois do evento em Copenhaga, Barcelona sediará o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
10/08/2021 10:04 ‧ 10/08/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Capital Mundial da Arquitetura para 2026

A cidade de Barcelona é eleita Capital Mundial da Arquitetura para 2026. Segundo a plataforma Archdaily, que avança com a informação, a cidade espanhola venceu Pequim com a proposta do tema 'Um hoje, um amanhã'. Este projeto explora a abordagem da cidade em relação à sustentabilidade e o futuro do ambiente construído, informa a plataforma.

De acordo com o Archdaily, juntando-se a Copenhague e Rio de Janeiro, Barcelona foi nomeada Capital Mundial da Arquitetura para 2026 pela Unesco e sediará o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos dois anos após o evento em Copenhaga. Note que a cidade eleita Capital Mundial da Arquitetura torna-se um fórum internacional de debate em torno de questões relacionadas ao meio ambiente urbano.

Saliente-se que Barcelona também tem trabalhado para sediar a Nova Bauhaus Europeia, uma iniciativa que "convida todos os europeus a imaginar e construir juntos um futuro sustentável e inclusivo que seja belo para nossos olhos, mentes e almas", e sediará a 25.ª edição da Bienal Espanhola de Arquitetura e Urbanismo (BEAU). De realçar que a conclusão da Sagrada Família deverá ocorrer a tempo para o 100.º aniversário da morte de Antoni Gaudi, faz notar a plataforma especialista no setor da arquitetura.

Recorde-se que a Unesco nomeou o Rio de Janeiro como a Capital Mundial da Arquitetura em 2020. A cidade deveria sediar o 27.º Congresso Mundial de Arquitetos, mas devido à pandemia, o evento aconteceu digitalmente. Sublinhe-se que o certame explorou formas de criar um ambiente urbano mais favorável sob o tema 'Todos os mundos. Apenas um mundo. Arquitetura 21.'

Leia Também: Lisboa acolhe retrospetiva da arquiteta polaca Jadwiga Grabowska-Hawrylak

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas