As indústrias britânicas de construção, produção e preparação de alimentos estão a subir os ordenados para preencher os postos de trabalho disponíveis. Segundo a Bloomberg, que avança com a notícia, o ordenado no setor da construção aumentou cerca de 6,7%, entre fevereiro e julho de 2021, para atrair mais trabalhadores. De acordo com dados da Indeed, este valor traduz um crescimento salarial de 0,8%.
As seis indústrias que registam um elevado crescimento salarial representavam 30% de todas as publicações de emprego na plataforma. "Estamos a ver números impressionantes", revelou Pawel Adrjan, responsável pela pesquisa da EMEA na Indeed.
"Os salários subiram significativamente mais rapidamente nos setores em que estamos a assistir a uma procura dos trabalhadores", sustenta o responsável.
Contudo, o Banco de Inglaterra está a acompanhar de perto estes aumentos salariais para evitar subidas mais persistentes dos preços em toda a economia.
Um inquérito da Confederação do Recrutamento e Emprego revelou que a confiança na contratação poderá ser facilitada até setembro. "Mesmo com um grande número de pessoas a sair, em agosto e setembro, é provável que a elevada procura de trabalhadores continue a causar escassez durante o outono", fez notar Neil Carberry, diretor executivo da REC.
De realçar que os setores que registaram um maior crescimento salarial são também os que tendem a recrutar mais pessoas da União Europeia, sublinhe-se. Mas desde a saída da Grã-Bretanha da UE, a contratação de estrangeiros piorou, faz notar a Bloomberg.
"Os trabalhadores dispensados também podem acreditar que vão voltar aos seus empregos em setembro, por isso não estão à procura de emprego", finaliza Pawel Ardjan.
Leia Também: Empresa britânica cria blocos de construção 3D que se consertam sozinhos