"Globalmente, o montante total de contratos de empreitadas celebrados ao longo dos primeiros sete meses de 2021 situou-se nos 2.254 milhões de euros, o que representa um aumento de 32% face ao período homólogo de 2020", segundo o barómetro de obras públicas da associação.
Até julho os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos fixaram-se em 1.789 milhões de euros, uma subida de 46% em comparação com o mesmo período de 2020.
Já os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas públicas, no período em causa, totalizaram 341 milhões de euros, uma subida de 23% em comparação com os primeiros sete meses do ano passado.
No entanto, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, no período em análise, recuou 20% para 2.516 milhões de euros.
"Verifica-se, assim, pelo quinto mês consecutivo, e em termos homólogos acumulados, uma redução dos concursos que são objeto de anúncio de procedimento em Diário da República", apontou.
Leia Também: Projeto-piloto promove testagem voluntária no setor da construção