A Amazon vai lançar para o mercado um novo ‘gadget’ para o lar. De acordo com o Los Angeles Times, que cita a Bloomberg (conteúdo pago), a gigante da tecnologia apresentou, durante um feira destinada à divulgação de produtos eletrónicos, o ‘Astro’. Trata-se de um robot doméstico inteligente capaz de se movimentar pela casa e de mostrar, em vídeo, o que acontece em cada divisão.
Segundo o jornal norte-americano, será lançado no final deste ano, no valor inicial de 1.000 dólares (aproximadamente 856 euros), podendo depois subir para os 1.500 dólares (cerca de 1.293 euros ao câmbio atual).
O dispositivo dispõe de círculos no ecrã, como se de olhos se tratasse, capaz de alargar o campo de visão da câmara, permitindo ver os animais de estimação quando está fora, por exemplo. Apesar de cuidar de toda a casa, é possível "programá-lo para não entrar em determinadas áreas da casa ou colocá-lo no modo 'não perturbar'", refere Dave Limp, chefe de dispositivos e serviços da Amazon.
Mais ainda, consegue gravar e guardar vídeos, reproduzir música e conteúdo audiovisual, fazer videochamadas e tem a capacidade de se movimentar pela habitação, percorrendo cerca de um metro por segundo.
"O maior problema com os dispositivos atuais é que eles não podem se mover", revela Dave Limp. "Além disso, os nossos clientes não querem apenas uma Alexa sobre rodas", reforça o responsável. Por essa razão, a Amazon preocupou-se em criar um 'gadget' que tem "uma personalidade única e própria”.
Leia Também: Quer limpar a casa como os anfitriões do Airbnb? Eis os seus truques