A verdade é que "geralmente não se consegue comprar a casa que se quer pela primeira vez, a não ser que tenha um bom salário", revela o agente imobiliário de Seattle Zac Schon ao Apartment Therapy. Especialmente nos mercados mais competitivos, Schon reconhece que muitas vezes os compradores saem em desvantagem, apesar de terem finanças fortes e um crédito habitação pré-aprovado. Assim, ao comprar a primeira casa deverá optar por uma habitação mais acessível, acrescenta o consultor imobiliário.
Segundo o idealista, a primeira casa é sempre a mais difícil de encontrar. Além de ser um dos maiores investimentos feito até à data. Mais ainda, o orçamento nem sempre é tão desafogado como gostaríamos e, por isso, quanto mais baixas a entrada da casa e a prestação do crédito à habitação, melhor, escreve o marketplace imobiliário de Portugal.
No entanto, a verdade é que ter mais espaço exterior e interior, com áreas confortáveis é um fator importante. Especialmente agora que muitos portugueses ainda estão em teletrabalho, passando assim mais tempo em casa.
Contudo, cumprir todos estes requisitos pode parecer missão impossível, mas não é. No portal idealista, há cerca de 300 casas à venda na capital até 60 mil euros. Estes imóveis situam-se em 11 zonas diferentes: Lisboa (Cadaval e Pêro Moniz), Porto (Perafita, Valongo e Vilar de Andorinho), Coimbra (Buarcos e São Julião, Eiras e São Paulo de Frades, e Granja do Ulmeiro), Viana do Castelo (Valença, Darque e Chafé), Setúbal (São Sebastião, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira), Aveiro (Tamengos), Santarém (Cidade de Santarém, São Vicente, Nossa Senhora de Fátima, Rio Maior), Castelo Branco (Castelo Branco, Covilhã e Canhoso, e Alcains), Leiria (Mira de Aire e Turquel), Aveiro (Albergaria-a-Velha e Valmaior, Sangalhos, Esgueira, Eixo e Eirol) e Braga (Ferreiros e Gondizalves).
De acordo com o idealista, todas as habitações são apartamentos com um ou dois quartos. Alguns prédios têm acessos para pessoas com mobilidade reduzida e há casas que dispõem de varandas e arrecadação no sótão. No geral, as habitações estão localizadas perto de zonas próximas com comércio local e bem comunicadas a nível de acessos e transportes.
Leia Também: Preço médio de casas à venda subiu 7,4% em outubro, revela portal