No Reino Unido, o preço das casas subiu 10,4% em dezembro, face ao período homólogo. De acordo com os dados da Nationalwide, a que o Ejeprime teve acesso, o preço médio de uma casa britânica situa-se, atualmente, em 254.822 libras (aproximadamente 303.612 euros no câmbio atual), o que representa um aumento de 23.902 libras (28.478 euros). Esta subida faz de 2021 o ano com os registos mais altos desde 2006, escreve o jornal espanhol.
Ao nível nacional, o número de empréstimos para a compra de casa continuou a ultrapassar os níveis pré-pandemia e o número total de transações foi quase 30% superior ao do período homólogo de 2019.
Paralelamente, o 'stock' de casas disponíveis no mercado tem permanecido baixo, não conseguindo dar resposta à crescente procura, contribuindo assim para o forte ritmo de crescimento dos preços, segundo o mesmo relatório.
"A força do mercado surpreendeu em 2021 e poderá fazê-lo novamente no próximo ano. O mercado ainda tem uma dinâmica significativa e as mudanças nas necessidades de habitação como resultado da pandemia podem continuar a apoiar a atividade e o crescimento dos preços", revelou Robert Gardner, economista-chefe da Nationwide.
Leia Também: Banco distribuiu 130 milhões por engano no dia de Natal no Reino Unido