Com a imensa variedade de móveis, quadros, cores, texturas e padrões, decorar nem sempre é fácil e às vezes acabamos por nos perder. Isto porque, na verdade, nem sempre conseguimos aplicar os nossos gostos no que diz respeito à decoração da nossa casa, enfatiza o Ekonomista. Com isso em mente, a plataforma reuniu alguns dos erros de decoração mais comuns de forma a poder evitá-los. Tome nota.
Falta de manutenção
Em primeiro lugar, deverá ter em atenção objetos que precisam de conserto ou de ser substituídos.
Falta de organização
Depois, deverá preocupar-se com a organização do espaço. Isto porque para que a decoração seja bem feita é importante que seja pensada antecipadamente. Por isso, é vital que defina um estilo e o siga, alerta a plataforma.
Escolha da cor
De seguida, deverá ter em consideração a escolha da palete de cores. É certo que as cores neutras são geralmente uma boa escolha, no entanto, estas também podem ser um dos seus erros de decoração.
Por isso, 'jogue' com os elementos decorativos de forma a não criar um ambiente monótono. Mas, cuidado, pois o exagero da cor pode cansar e tornar o ambiente mais pesado.
Ignorar a iluminação
Quando pensar na decoração da sua casa, lembre-se sempre da iluminação. Tenha também em consideração a altura a que pendura o candeeiro, pois o objetivo deste é iluminar o ambiente e não o teto. Por isso, não o coloque muito alto.
Pendurar quadros demasiado alto
Sabia que todas as obras de arte devem ser colocadas à altura dos olhos? Isto porque têm de ser vistas, sublinha a plataforma.
Uso excessivo de plantas
As plantas são sempre um bom elemento decorativo, no entanto, o seu uso excessivo é também um dos erros de decoração. Pense em plantas que sejam adequadas ao seu ambiente.
Não haver espaço de circulação
Não se esqueça que é importante haver espaço para as pessoas circularem. Por isso, tire medidas e compre móveis adaptados à área disponível.
Falta de personalidade
Para o Ekonomista, um dos maiores e mais comuns erros de decoração é querer que a sua casa seja uma capa de revista. Assim, na hora de decorar, arrisque no que tem significado para si e crie um ambiente que o caracteriza e que está ligado aos seus gostos.
Cortinas curtas
Saiba que a altura ideal das cortinas deve ser do teto ao chão, e relativamente à largura deverá considerar mais vinte centímetros após a janela terminar.
Todo o mobiliário encostado em paredes
A verdade é que tanto a cama como o sofá podem servir de divisória dos espaços, criando nichos novos e zonas próprias. Seja criativo e encontre harmonia para tornar o ambiente mais confortável.
Escolha do tapete
Quando escolher um tapete lembre-se da área que tem disponível e nunca opte por um demasiado pequeno. Saiba que a mobília deverá ser colocada por cima do tapete.
Leia Também: GUESS apresenta a nova coleção de decoração GUESS HOME