Está a pensar fazer um empréstimo para comprar casa? No momento da decisão, muitos optam pelo prazo mais alargado possível, mas será que essa é mesmo a melhor decisão?
A UCI, especializada em crédito à habitação, apresenta três conselhos para quem está a pensar comprar casa com recurso a crédito e quer tomar uma decisão informada sobre o prazo:
- Analisar o impacto de diferentes prazos nos custos do crédito habitação - "Escolher o prazo do crédito habitação não se deve limitar a saber qual o prazo máximo possível. Também não se deve limitar a escolher a opção do prazo mais longo apenas porque permite uma prestação mais baixa. Ao contratar um prazo mais longo para ter uma prestação mais baixa, está-se a aceitar pagar juros durante mais tempo e, portanto, que o custo total do empréstimo seja maior";
- Analisar a taxa de esforço - "Para decidir a melhor solução de prazo do crédito habitação, é importante saber também qual a taxa de esforço para o crédito. A taxa de esforço, que é um importante indicador para a aprovação do crédito habitação, determina a percentagem dos rendimentos do agregado familiar que estão alocados a encargos com responsabilidades de crédito";
- Pensar na vida durante todo o período do crédito habitação - "O crédito habitação é um compromisso assumido agora, mas que se prolongará durante vários anos. É por isso importante olhar para a situação atual e perceber se há condições para cumprir com os encargos associados ao crédito habitação hoje, mas também no dia de amanhã".
Leia Também: Telecomunicações: Truques para reduzir o consumo de dados móveis