Fernão de Magalhães é um dos navegadores mais conhecidos e mais importantes da História de Portugal e do Mundo.
Entre 1505 e 1519, Fernão de Magalhães viajou à volta de Terra, tendo começado primeiro por ir para o Oriente e depois para o Ocidente.
A propósito do 500º aniversário da circum-navegação do português, o historiador José Manuel Garcia escreveu 'Fernão de Magalhães - Herói, Traidor ou Mito: A História do Primeiro Homem a Abraçar o Mundo'.
Nesta obra, o autor faz um "relato completo dessa viagem (...) sem esquecer o homem que ultrapassou o estreito que ganhou o seu nome".
"Herói, traidor dos interesses portugueses ou mito, esta personagem, uma das mais famosas da nossa História, tem espoletado grandes questões que aqui se procuram esclarecer", lê-se na nota enviada às redações.
O livro, lê-se ainda, foi escrito tendo por base uma "apurada investigação e consulta de fontes" e com o objetivo de "contar a história de como foi feita a mais difícil, longa e significativa viagem marítima" que "ficou marcada na História da Humanidade".
Livro tem um preço de 17,90 euros© Manuscrito
'Fernão de Magalhães - Herói, Traidor ou Mito: A História do Primeiro Homem a Abraçar o Mundo' chega às livrarias no próximo dia 2 de outubro e será lançado oficialmente a 21 de outubro às 17h30 na Academia de Marinha, em Lisboa.
José Manuel Garcia é o autor de uma abundante bibliografia sobre a História de Portugal e dos Descobrimentos, contando nomeadamente com livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, Fernão Mendes Pinto, o Tratado de Tordesilhas, cartografia, fortalezas no Oriente, forais manuelinos e Lisboa.