Há boas notícias para os escritores. A Fundação Lions de Portugal e a Guerra e Paz editores estabeleceram um protocolo para a publicação regular do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal. E o livro do vencedor da edição de 2019 será publicado já no mês de fevereiro.
Foi criado em 2011 e destina-se a premiar a melhor novela ou romance de autores portugueses que candidatem textos inéditos. O Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal prevê ainda um "valor monetário de dois mil e quinhentos euros atribuído ao autor da obra premiada", que "agora irá ter a garantia de publicação e distribuição nas livrarias portuguesas através da Guerra e Paz editores".
O primeiro livro a ser publicado na sequência deste protocolo é de José Martinho Gaspar, o vencedor da edição de 2019. A Guerra e Paz irá editar o seu romance, 'Vidas por Fios', já no próximo mês de fevereiro.
Com esta decisão, "a Fundação Lions de Portugal procura conferir uma dinâmica acrescida a um Prémio que teve já como vencedores autores como Patrícia Reis, João Morgado e Luís Bento", pode ler-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Já está aberta a candidatura ao Prémio de 2020 e a data limite para a apresentação de originais está marcada para o dia 15 de março de 2020.