O mayor de Nova Iorque, Eric Adams, falou, esta quinta-feira após a queda de um helicóptero no Rio Hudson, lamentando a tragédia e confirmado que todos os que seguiam a bordo morreram.
"Nesta altura, todas as seis vítimas foram retiradas da água e, infelizmente, todas foram declaradas mortas", acrescentou, em declarações aos jornalistas junto ao local onde aconteceu a tragédia.
O responsável adiantou que a "investigação ainda está a decorrer", mas que as primeiras informações dão conta de que os passageiros eram cinco turistas espanhóis. Três das vítimas são crianças.
Também Jessica Tisch, porta-voz do Departamento da Polícia de Nova Iorque, falou durante a conferência, revelando que foram aplicadas "quatro vítimas foram declaradas mortas no local e outras duas foram levadas para hospitais locais, onde, infelizmente, sucumbiram aos ferimentos."
"Os nomes estão a ser ocultados neste momento, enquanto se aguarda a notificação da família", acrescentou.
A aeronave perdeu depois de virar perto da Ponte George Washington, para se deslocar ao longo da costa de Nova Jérsia. O momento da queda foi captado e partilhado nas redes sociais, com alguns utilizadores a apontarem que a aeronave estava a "desfazer-se."
O helicóptero pertencia a uma empresa de turismo chamada New York Helicopter Tours, que oferece passeios panorâmicos por Nova Iorque a partir do céu.
De acordo com o seguimento do radar de voo da aeronave, no momento do acidente o helicóptero (um Bell 206) estava em voo há 15 minutos e tinha percorrido seis quilómetros.
Pelo menos 32 pessoas morreram em acidentes de helicóptero em Nova Iorque desde 1977. Ao longo dos anos, ocorreram vários acidentes, incluindo uma colisão entre um avião e um helicóptero turístico sobre o rio Hudson em 2009, que matou nove pessoas, e a queda em 2018 de um helicóptero fretado que oferecia voos de "portas abertas" que caiu no East River, matando cinco pessoas.
Um avião de transporte médico matou sete pessoas ao cair num bairro de Filadélfia, em janeiro.
Isto aconteceu dois dias depois de um jato da American Airlines e um helicóptero do Exército terem colidido no ar em Washington - o desastre aéreo mais mortífero dos EUA numa geração.
[Notícia atualizada às 23h45]
Veja as imagens da operação de resgate na galeria acima.
Leia Também: Vídeo. Helicóptero que caiu em rio de Nova Iorque estava a "desfazer-se"