Dois Pontos é uma revista trimestral portuguesa dirigida a crianças entre os 7 e os 11 anos e o primeiro número é dedicado ao tema da Diversão, com capa do ilustrador Jaime Ferraz.
O projeto editorial é assinado por Ana Lorena Ramalho, portuguesa, e que foi coordenadora editorial na editora Orfeu Negro, e por Sara Szerszunowicz, polaca, formada em artes e património e que assina a direção de arte da revista.
À Lusa, Ana Lorena Ramalho explicou que a revista pretende preencher um espaço que não existe no mercado editorial: Levar a estética do mundo ilustrado para uma publicação periódica e apresentando temas que sejam apelativos e estimulem a criatividade dos leitores mais novos.
"Fizemos sessões de testes, conversámos com crianças, pais, educadores e percebemos que havia interesse numa publicação destas, que fosse apelativa, uma alternativa para que elas não dependessem tanto dos 'tablets'", explicou.
Por ano serão editados quatro números, com um ilustrador convidado e uma escolha temática em cada um e com secções fixas em todos eles, como entrevistas, banda desenhada, jogos, textos sobre política e ecologia, sobre tradições e gastronomia e sobre emoções, com apoio da psicóloga Inês Martins.
No primeiro número, com mais de 60 páginas, colaboram, entre outros, João Berhan, Maria Aguilar Flores, Bernardo P. Carvalho, Joana Estrela e Carolina Celas, e fala-se de exoplanetas, da poluição com plásticos, do Carnaval e dos Caretos, de lendas e tradições de outros países.
Dois Pontos, que tem o selo de recomendação do Plano Nacional de Leitura, terá distribuição pelas próprias fundadoras, para reduzir custos, e estará à venda em pontos selecionados, como livrarias independentes e lojas especializadas.
O objetivo é chegar também ao mercado estrangeiro, disse Ana Lorena Ramalho.
Dois Pontos - um título que foi escolhido por votação com a ajuda de alunos de Lisboa - remete para "um sinal gramatical muito familiar às crianças e remete para uma ideia de que se vai apresentar ou explicar alguma coisa", explicou.
A revista será apresentada oficialmente no dia 19 na Livraria da Travessa, em Lisboa.
O segundo número sairá em abril e o tema será o Som.